Paisagismo residencial.

Áreas externas em casa convidam para vivermos uma vida mais leve e saudável, equilibra nossa mente, coração e nos promove bem estar e qualidade de vida. Ficamos encantados com jardins bem elaborados, plantas cheias de vida e temos a necessidade de ter o verde por perto, ele é responsável pelo resgate da nossa essência.

Para você entender toda essa exuberância e tudo que existe de precioso na composição de belos jardins, o Decasapramoda Blog fez uma entrevista exclusiva com a Paisagista Erica Okasaki que, com 12 anos de profissão e uma vasta experiência em paisagismo e sustentabilidade nos dá dicas de como  promover o bem estar no lar com o paisagismo. E vamos também conhecer alguns de seus lindos jardins criados com muito amor e profissionalismo.

paesaggio paisagismo & sustentabilidade

Como funciona o processo de criação para um projeto de paisagismo?
Primeiramente faço uma entrevista com os moradores, procurando saber detalhes do cotidiano deles, baseando-se nos costumes dos habitantes eu sugiro um projeto onde de acordo com a volumetria estipulada, escolhemos juntos as plantas mais indicadas de acordo com suas necessidades  e estilo arquitetônico adotado na construção.

Para as pequenas varandas de apartamento, que plantas indica para o morador que adora ter o verde por perto sem muito espaço para plantio?
Hoje em dia é cada vez mais comum jardins em vasos pelo fato do pouco espaço que temos. Eu aconselho plantas que não possuam espinhos, que não sejam tóxicas pelo fato de estarem tão próximas das pessoas. Claro que precisamos também respeitar a insolação ou sombreamento disponíveis, ventilação natural, ar condicionado, etc… para cada caso, temos opções diferentes.

No Brasil o jardim tropical permite muitas composições, quais as plantas mais usadas hoje em jardins tropicais?
Usamos muitas as musáceas, que são as populares bananeiras de jardim, os imbês, as marantas e também as palmeiras nativas. Abusamos das folhagens, usando as mais variadas cores e texturas.

Como compor de uma maneira criativa, uma área gourmet que se une a uma área externa coberta, quais tipos de plantas e complementos você indica?
Você pode criar um pergolado para abrigar a mesa de refeições, onde pode plantar trepadeiras, no chão pode utilizar cascalho, trabalhar com um misto de vasos e canteiros, e ainda se possível um paisagismo vertical para tornar o ambiente mais acolhedor e refrescante naturalmente. Dependendo da disponibilidade, podemos até pensar em uma fonte com lago.
Hoje ter uma horta em casa é desejo de muitos, quais estruturas são indicadas para montar esse cantinho de saúde?
Hoje em dia a falta de espaço não é mais desculpa para não se ter um cantinho para o cultivo de algumas hortaliças e ervas. Costumo trazer essa opção em caixas altas feitas de alvenaria ou mesmo madeira, impermeabilizadas internamente e colocadas em pontos estratégicos para se valorizar o paisagismo. Ter um tempero fresquinho (no caso de herbário) para cozinhar é algo especial.

Quais as plantas que mais gosta de usar no interior das residências para compor a decoração?
Algumas plantas são mais resistentes e não apresentam tantos problemas com a falta de iluminação, ventilação ou mesmo o pouco espaço disponível em vasos. Por isso dou preferências a algumas espécies, entre elas, o Pacová, a Pata de elefante, Lirios da paz, Palmeira Licuala, Zamia, Ripsális, chifre de veado, e algumas samambaias.

As flores deixam tudo mais bonito e harmonioso, como preparar um jardim florido e aproveitar a beleza das flores por mais tempo?
O ideal é se planejar o jardim de forma que você consiga inserir espécies com diferentes períodos de floração. Se você trabalha com 4 tipos de flores por exemplo, e cada uma delas florescendo em uma estação do ano diferente, você terá o ano todo flores no seu jardim.

Para o ano de 2015, quais as tendências e inovações para o mercado do paisagismo ?
Hoje em dia, os produtores estão sempre fazendo cruzamentos de plantas e flores, para alcançar cores e espécies diferentes. Mas eu acho que a tendência mesmo é a volta de plantas mais antigas que costumávamos ver nos jardins das nossas avós, muitas até mesmo com propriedades medicinais, e que não deixam de ter seu valor ornamental. Eu adoro a plasticidade de uma babosa adulta em flor, ou mesmo um maciço de cavalinhas. Veja que as samambaias, os antúrios, e as espadas de São Jorge, que eram plantas das vovós aparecem com grande destaque em paisagismos maravilhosos de profissionais renomados.

paesaggio paisagismo & sustentabilidade
A paisagista Èrica Okasaki em seu escritório nos contando um pouco sobre a arte de criar belos jardins.

 

paesaggio paisagismo & sustentabilidade
Aproveitamento da área de lazer da residência com muito verde envolvendo a piscina.

paesaggio paisagismo & sustentabilidade paesaggio paisagismo & sustentabilidadepaesaggio paisagismo & sustentabilidade

paesaggio paisagismo & sustentabilidade

paesaggio paisagismo & sustentabilidade
Veja o espaço gourmet integrando a área externa, sendo super valorizado pelo paisagismo no entorno.
paesaggio paisagismo & sustentabilidade
Incrível composição no banheiro da suíte com as plantas na área molhada!
paesaggio paisagismo & sustentabilidade
O paisagismo no interior da residência valorizando a decoração.
paesaggio paisagismo & sustentabilidade
Espaço zen!

paesaggio paisagismo & sustentabilidade paesaggio paisagismo & sustentabilidade paesaggio paisagismo & sustentabilidade

paesaggio paisagismo & sustentabilidade
“Ter um tempero fresquinho (no caso de herbário) para cozinhar é algo especial”. – Èrica Okasaki

Ótimas dicas e lindos jardins, uma casa com o paisagismo elaborado é convidativa e surpreendente!!

Para conhecer mais sobre o paisagismo e o trabalho dessa grande profissional visite o site e faça uma visita ao escritório, lá você verá vários ambientes decorados e inspiradores para seu projeto de paisagismo.

Paesaggio – Paisagismo e Sustentabilidade

Èrica Okazaki –  Paisagista

Avenida da Saudade,12 – Centro – Itatiba/SP

(11) 4534.5616 / http://www.ilpaesaggio.org / contato@ilpaesaggio.com.br

Fotos e informações: Èrica Okasaki

Texto e entrevista: Alessandra Resende

Anúncios

2 comentários sobre “Paisagismo residencial.

Vamos conversar!!!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s